Festa do Servidor Publico

Festa do Servidor Publico
Povo Feliz

terça-feira, 8 de junho de 2010

Curso: Tecnologias na Educação – Ensinando e Aprendendo com as TIC
Unidade: II
Atividade: 1 – a) O que é hipertexto?
Tema: Navegando em hipertexto sobre hipertexto
Subtema: “Coisas importantes e significativas”
Tutora: Ildeny Alves da Costa
Cursista: Maria fé da Silva Souza
Data: 04/06/2010


Diante dos estudos, discussões e reflexões, o hipertexto conduz a um texto em formato digital e, é capaz de agregar a outros tipos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons. Seu acesso é através de links. Os links, segundo o tema estudado ocorrem na forma de termos destacados no corpo do texto principal – ícones, gráficos e imagens – e tem a função de interconectar os diversos tipos de informações, já citadas anteriormente.
É importante ressaltar, que historicamente o hipertexto não surgiu a partir da internet nem com a web, mas sim, segundo Burke(2004) e Chartier(2002) através de manuscritos e marginalia (anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos). Suas principais características são: intertextualidade, velocidade, precisão, dinamismo, interatividade, acessibilidade, estrutura em rede, transitoriedade e organização multilinear.
Com relação ao hipertexto e a internet, alguns autores defendem que o hipertexto acontece apenas nos ambientes digitais, pois estes permitem acesso imediato a qualquer informação.
Navegar em um texto que nos direciona a outros tipos de textos através dos links foi muito importante. E, vejo que é fundamental e imprescindível para o trabalho de pesquisa com texto, pois, o encadeamento se torna mais rápido nos permitindo interagir com os subitens, facilitando a compreensão em tempo real, sem precisar se deslocar e/ou acessar uma nova página para complementar a leitura e a produção textual.
Na sala de aula, trabalhar com hipertexto, os alunos, interagem num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas.

4 comentários:

  1. Gostei muito da sua visão do hipertexto para trabalhar com os alunos. Carilene.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da co-relação estabelecida nos inumeros recursos tecnologicos disponiveis , isso é um reflexo da evolução , e principalmente da interação que um simples acesso podemos agregar saberes aos nossos conhecimentos tecnológicos. vc é D+. Xerooooo!!!

    ResponderExcluir
  3. Maria Fé,concordo com você quando diz que trabalhar com hipertexto,os alunos interagem num ambiente colaborativo e isso promove saberes rotativos.

    ResponderExcluir
  4. Fé,
    gostei de suas ideias sobre hipertexto e sua aplicabilidade na sala de aula,pois a aceleração do conhecimento acontece pela interatividade da informação. Sempre é bom ler os trabalhos dos colegas para opinar e aprender com todos.
    Doralice

    ResponderExcluir