Festa do Servidor Publico

Festa do Servidor Publico
Povo Feliz

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Uinidade 3 Atividade 1 Análise de recursos educacionais, planejamento e execução de aula com material digita

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: III
Atividade: 1
Cursista: Maria Fé da Silva Souza
Data: 26/10\2010
Autora: Estela Calderaro Pontinha Leite
Estrutura Curricular:
Modalidade / Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final
Componente Curricular: Ciências Naturais
Tema: Ser humano e saúde
Serie: 8º ano A
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• O efeito do álcool no organismo físico e mental de uma pessoa;
• O que leva os adolescentes a consumirem, de forma regular e cada vez mais, bebidas alcoólicas;
• Como perceber que a frase dita popularmente - “bebo socialmente”, está se tornando um vício, o que fazer e onde procurar ajuda (adaptado de: http://estilo.ig.com.br/noticia/2008/12/23/voce+esta+bebendo+demais+3205285.html ).
Duração da aula: 04 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a realização da aula
Estratégias e recursos da aula: As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Trabalho em grupo;
- Interdisciplinaridade com as matérias de Ed. Artística, Biologia e Português;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
Para iniciar a aula, o professor deverá perguntar aos alunos o que sabem e acham da expressão “beber socialmente”.
Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá fazer as seguintes perguntas:
“Quantos drinques uma pessoa precisa beber para desmaiar?”
“Quantos drinques uma pessoa precisa beber para ter ressaca no dia seguinte”
O professor deverá anotar na lousa as respostas, bem como o número de alunos que deram a mesma resposta.
Dando continuidade à aula, com o intuito de discutir os efeitos do álcool no organismo físico e mental de uma pessoa, o professor deverá organizar os alunos em grupos de até quatro componentes e instruí-los a pesquisar na Internet, em revistas e livros os efeitos do álcool no organismo físico e mental de uma pessoa.
Cada grupo deverá pesquisar utilizando apenas 3 perguntas do roteiro, como o exemplo abaixo.
Exemplo:
Grupo 1: pesquisar 1, 2 e 3;
Grupo 2: pesquisar 3, 4 e 5;
Grupo 3: pesquisar 5, 6 e 7;
Grupo 4: pesquisar 6, 7 e 8.
E assim sucessivamente.
Tendo como objetivo nortear esse momento, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de Pesquisa:
1. O que é uma bebida alcoólica?
2. Quais os tipos e percentagem de álcool?
3. Quais os efeitos do álcool poucos minutos depois de ser tomado no corpo de uma pessoa?
4. Quais os efeitos do álcool se tomado freqüentemente, após alguns anos, no corpo de uma pessoa?
5. Quais doenças podem ser causadas pelo alcoolismo?
6. Quem costuma beber mais: os homens ou as mulheres? Por quê?
7. Em que época da vida, geralmente, as pessoas começam a beber? Por quê?
8. Por que os adolescentes fazem uso de bebidas alcóolica? O que eles sentem ao beber?
Sugerimos, abaixo, alguns sítios eletrônicos que poderão ser utilizados na pesquisa.
http://bvsms.saude.gov.br/html/pt/dicas/58alcoolismo.html
http://www.psicosite.com.br/tra/drg/alcoolismo.htm
http://super.abril.com.br/superarquivo/1999/conteudo_94652.shtml
http://www.infoescola.com/drogas/bebidas-alcoolicas/
http://www.consciencia.net/2003/07/12/transito2.html
http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/etanol2.htm
http://www.lincx.com.br/lincx/saude_a_z/saude_mental/alcoolismo_2.asp
http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab99/alcool/alcoolorganismo.htm
http://www.alcoolismo.com.br/artigos/que_mal_faz_o_alcool.html
http://saude.hsw.uol.com.br/alcool1.htm
Após pesquisarem, os grupos deverão, então, discutir entre si as informações pesquisadas, compartilhando o conhecimento, sob a supervisão do professor, que deverá acompanhar o desenvolvimento dos alunos, sanando possíveis dúvidas e corrigindo conceitos errôneos.
Tendo como objetivo deixar esse momento descontraído, sugerimos que o professor providencie um rolo de barbante.
Cada grupo deverá responder às perguntas que foram lhe foram feitas.
Caso um membro do grupo, ou mesmo o próprio grupo fique enrolado, o professor deverá entregar o rolo de barbante ao grupo e registrar no quadro. Quem define se o grupo merece o rolo de barbante são os demais colegas e o(s) grupo(s) perdedor(es) "enrolado(s)" deve pesquisar todas as questões para apresentação à turma na próxima aula.
Atividade 2
Nesse momento, tendo como objetivo refletir sobre como perceber se a bebida está se tornando um vício e onde procurar ajuda, sugerimos que o professor apresente o vídeo “alcoolismo “.
http://www.youtube.com/watch?v=ucZthyGKzJA&feature=related
Apresentado o vídeo, o professor deverá perguntar aos alunos se já conheciam as causas provocadas pelo consumo exagerado do álcool, ou alguém que passa por uma situação semelhante a mostrada no vídeo, bem como o que acham que uma pessoa pode fazer para deixar de ser um alcoolista. O professor deverá escrever a questão “Será que eu estou bebendo socialmente?” na lousa e orientá-los para que reflitam e discutam, ainda em grupos, sobre quando as pessoas deixam de “beber socialmente” e passam a alimentar um vício, o alcoolismo. É importante que o professor acompanhe os alunos nesse momento, de forma a corrigir quaisquer conceitos errôneos e sanar dúvidas que possam aparecer.
Sugestão: Com o auxílio do professor de Português, os alunos poderão redigir uma redação sobre o que foi discutido, tendo como tema "O que o álcool pode fazer na vida de alguém".
Atividade 3
Dando continuidade à aula, o professor deverá apresentar aos alunos, ainda em grupo, o texto “Pessoas não sabem qual o próprio limite na hora de beber” retirado do blog de Thiago Perin (Fig. 4), conforme o link abaixo.
Link do texto “Pessoas não sabem qual o próprio limite na hora de beber”:
http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/pessoas-nao-sabem-qual-o-proprio-limite-na-hora-de-beber/ Acessado em: 20 de Agosto de 2010.
Após a leitura do texto pelos grupos, o professor deverá perguntar aos alunos se a quantidade de drinques dita por eles no início da aula corresponde a quantidade de drinques realmente necessária para causar ressaca ou um desmaio.
É importante que, nesse momento, os alunos percebam que muitas vezes as pessoas pensam saber que estão sob controle em relação as bebidas, quando na verdade, não estão.
Com o auxílio do professor de Biologia, os alunos deverão discutir os efeitos da bebida no físico do indivíduo quimicamente; o porquê da ressaca acontecer; como funciona o organismo do indivíduo do momento em que toma o primeiro gole de álcool até o momento deste sair do seu corpo etc.
Atividade 4
Para finalizar à aula, sugerimos que os alunos confeccionem, com a colaboração do professor de Artes, um material informativo do tipo panfleto, para ser distribuído na escola, compartilhando, assim, o conhecimento adquirido em aula.
Sugerimos o roteiro abaixo para auxiliar na confecção do panfleto.
Roteiro do Panfleto:
• Definição de bebida alcoólica.
• Conseqüências para a saúde física e psíquica na pessoa em curto prazo.
• Conseqüências para a saúde física e psíquica na pessoa em longo prazo.
• Características do alcoolismo.
• O que fazer quando se está bebendo demais e como descobrir.
Terminado o material informativo, o professor poderá perguntar aos alunos o que acharam da aula, se havia algo que eles não sabiam, como se sentiram ao participar das atividades etc.
SUGESTÃO:
Caso seja possível, o professor poderá contactar o "Alcoólicos Anônimos" da cidade e verificar se algum alcoolista se disponibiliza ir na escola para conversar com os alunos sobre o álcool e o efeito desse na sua vida. Assim, os alunos poderão entrar em contato com a realidade de um ex-alcoolista para tirar dúvidas e aprender mais sobre o assunto e sobre as dificuldades passadas por dependentes.
AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática trabalhada em aula. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário