Festa do Servidor Publico

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Povo Feliz

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Unidade 4 Atividade 1 Pensando sobre possiveis mudanças

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: IV CURRICULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS
Atividade: I pensando nas possíveis mudanças
Cursista: Maria Fé da Silva Souza
Tutora: Ildeny
Data 26\10\2010

Pensando sobre constantes mudanças e contribuições das tecnologia
Computadores e internet têm provocado uma mudança de paradigma pedagógico, existem diferentes maneiras de usar o computador na educação, informatizando os métodos tradicionais de instrução, pode enriquecer ambientes de aprendizagem, onde o aluno interage com os objetos desse ambiente e têm chances de construir o seu conhecimento, nesse caso, o conhecimento do aluno não é mais passado, instruído, ensinado, mas sim construído. O uso das tecnologias de forma correta nos leva ao paradigma construcionista onde a ênfase esta na aprendizagem ao invés de estar no ensino; na construção do conhecimento e não na instrução.
O professor, neste contexto de mudança, precisa saber orientar os educando sobre onde colher informação, como tratá-la e como utilizá-la. Esse educador será o encaminhador da autopromoção e o conselheiro da aprendizagem dos alunos, ora estimulando o trabalho individual, ora apoiando o trabalho de grupos reunidos por área de interesses.
A linguagem do século XXI – tecnologia, internet – permite uma forma de aprendizado diferente. As próprias crianças trocam informações entre si, e a escola está longe disso. Não acho que devemos abraçar isso de qualquer maneira, é preciso ter espírito crítico - mas não tem como ficar distante. A tecnologia vai se implantar aqui “conosco ou sem nosco”. É um grande desafio: cuidar do professor, arrumar uma pedagogia na qual ele nasça de uma maneira diferente, não seja só vinculado a dar aulas. A pedagogia precisa inventar um professor que já venha com uma cara diferente, não só para dar aulas e que seja tecnologicamente correto.
Não adianta também só criticar o professor, ele é uma grande vítima de todos esses anos de descaso, pedagogias e licenciaturas horríveis, encurtadas cada vez mais, ambientes de trabalho muito ruins, salários horrorosos... Também nós temos que, mais que criticar, cuidar do professor para que ele se coloque a altura da criança. E também, com isso, coloque à altura da criança a escola – sobretudo a escola pública, onde grande parte da população está.

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